terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Quiche de queijo com calabresa e cebola

Olá!

Estava a um bom tempo querendo fazer uma quiche, a outra que fiz foi a muito tempo atrás e não tinha ficado muiiiito boa, tava boa mas não do jeito que eu queria! Daí que fui almoçar com meu cunhadinho e ele como toda criança que se preze pediu: Linguiça! Ok... almoçamos as linguiças e sobrou um monte, não queria jantar elas de novo e queria fazer algo diferente para o maridão, pensei, pensei e de repente deu o estalo! "Vou fazer uma quiche com as linguiças!" Fuçei a geladeira e vi se tinha o restante dos ingredientes e fui a caça da receita da massa do Álvaro rodrigues (Chef favorito eveeerrrr) que já estava querendo testar. Depois de tudo pronto e separado...mãos à obra!



Massa
200 g de farinha de trigo 
100 g de amido de milho 
1 colher (chá) rasa de sal 
1 colher (chá) rasa de fermento em pó 
150 g de manteiga sem sal gelada e picada
1 ovo tipo jumbo ligeiramente batido (60 g)
75 ml de leite UHT Integral



Modo de preparo
No meu caso usei o processador mas pode misturar tudo na mão mesmo tá?! Coloquei os secos no processador, juntei a manteiga e pulsei até formar uma farofa úmida. Adicionei o restante dos ingredientes e misturei até formar uma bolota. Envolvi essa massa no filme plástico e deixei na geladeira por 30 minutos.


Recheio - Como dá para ver na foto foi pouco recheio, aconselho a reduzir a massa pela metade ou dobrar o recheio!
50 g de cebola - deixei em anéis
100 g de linguiça calabresa
150 g de queijo meia cura (tinha um lindão na geladeira mas você pode usar qualquer queijo que tiver ok?)
01 caixinha de creme de leite
03 ovos (bati eles com um fouet, mas da próxima vez vou bater na batedeira para deixar eles bem volumosos e o recheio bem aerado - prefiro assim)
Noz moscada ralada (usei bastanteeee, adoro!)
Sal a gosto (não usei, como a calabresa já estava temperada e o queijo meia cura é bem salgado não precisei salgar)


Modo de preparo
Refoguei a cebola num fio de azeite, deixei ela dourar um pouco, adicionei as linguiças só para aquecer (já que elas estavam já fritas na geladeira e estavam meio ressecadas). Desliguei o fogo e adicionei o creme de leite, o queijo, os ovos batidos e a noz moscada.


Montagem
Abri a massa em uma forma de fundo removível e fiz a borda com a ponta de uma colher de sobremesa. passei clara no fundo da massa, furei com garfo e levei ao congelador por 10 minutos - essa etapa é para formar um fundo para impermeabilizar a massa, para quando adicionarmos o recheio líquido não fique aquela massa molhada no fundo da quiche e não sequinha. Depois desse tempo adicione o recheio, cubra com queijo parmesão e leve ao forno médio para baixo até que a superfície esteja douradinha. Aqui em casa levou cerca de 40 minutos.






Depois é só se deliciar... sério gente, ficou delícia demais essa quiche. A textura da massa ficou ótima e o recheio saboroso demais! A única técnica que não pude averiguar se funciona foi a da clara. Tirei depois de 10 minutos a forma do freezer mas a clara ainda estava molinha, fiquei com preguiçinha de colocar de novo e botei o recheio assim mesmo. De acordo com o Álvaro a clara tem que ficar sequinha. A minha massa ficou molinha por baixo do recheio mas não tanto como de costume, o que me leva a acreditar que a técnica deve funcionar mesmo! Tentarei outar vez....




Beijos e até!!


7 comentários:

  1. olá tudo bem? amei as imagens! não é que queira incomodar, mas se vç tem um cachorrinho ou gatinho, pode ir seguir o meu blog e visitar também, publico coisinhas para os nosso melhores amigos! em termos de conforto, preços de roupas para cães e gatos, hoteis para cães e gatos etc...
    pode seguir meu blog? por favor? já estou seguindo o seu! obrigada pela compreensão! beijos e abraços! *;^).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexia! Obrigada pelo elogio, estou aprendendo no tranco a tirar fotos bacanas para o blog.... Sou LOUCA pro animais, mas morar em apartamento e ter alergia a cachorro não me deixa ter um cãozinho para me fazer cia....uma pena, mas estou seguindo o seu blog já! e vê direitinho pois acho q vc ainda não está seguindo o meu não...! kkkk
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi D Veroquita!!!

    Obrigada pela visita! Volte sempre, tá?! Ainda hoje tava pensando: "ai Deus, preciso dar um jeito nessa minha tábua de passar!" - amei a estampa da tua!! Tão girlie!! Vou fazer na minha tb, e venho te mostrar!! E ah! Que bom que rola receitinhas por aqui tb!! Amo uma comidinha!!

    Bjux!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia!! Pode deixar que voltarei sempre...adorei seu cantinho!! Eu gostei MUITO de ter renovado a minha tábua de passar, de verdade!
      E que bom que gosta de receitinhas, sempre gostei de cozinhar e depois que casei pude exercer esse meu lado cada vez mais... Beijoss, Verônica

      Excluir
  4. Oi D. Veroquita! Obrigado por nos seguir.
    Sua quiche parece deliciosa, gosto dessas massas que não precisam ir ao forno antes de rechear.
    Abraços e volte sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jotta! Gostei muito do blog de vcs..sendo assim...Estou seguindo!!! Amei essa massa, e olha que eu era rendida por essas que pré-assam antes do recheio, mas essa massa me ganhou! Deliciosa, quando puder teste, vai adorar!

      Beijosss e obrigada pela visita!
      Verônica

      Excluir