terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Tempero caseiro

Olá!

Eu sei que tem diversas receitas de tempero caseiro pela blogosfera, mas como esse é um blog que serve também como um diário virtual, onde minhas receitas ficarão arquivadas, achei válido colocar aqui como EU faço o meu temperinho caseiro.

Gosto de fazer esse tempero pois é uma mão na roda e ajuda muito quando chegamos em casa cansados ou em cima da hora para preparar a comida, salva o tempo de descascar o alho, cortar a cebola, amassar o alho, etc..etc..etc.. Fazer arroz vira coisa de minutos. Joga uma colher de sobremesa do tempero, um fio de azeite, refoga, uma xícara de arroz, duas de água, abaixa o fogo e vai tomar banho! Tudo isso com a bolsa no ombro da rua ainda!!!!! hahahaha

O base é sempre a mesma. Raras vezes eu acrescento algum temperinho diferente pois gosto de deixar esse tempero bem neutro para que eu possa usar sempre que precisar, sem me preocupar se o tempero que adicionei vai brigar ou não com o que eu estou preparando....

Ó os ingredientes:

Tem como dar errado? não né.....kkk

03 cabeças de alho
01 cebola média
Azeite - quanto baste para formar uma "papinha" de consistência densa. Outra observação...usei o azeite mas nada impede que você use óleo, afinal sabemos que o azeite não tá lá aquela maravilha de preço, mas o resultado final em termos de sabor vai ser diferente, com uma riqueza menor no sabor do tempero. Só disse para que todas possam fazer ok?! Mais ou menos uns 100 ml.
Sal - uso pouco, só para ajudar na conservação do tempero, ele dura menos que duas semanas aqui em casa, então não me preocupo muito com isso e como disse lá em cima, salgando pouco fico com um tempero bem versátil.

Descasco a cebola e parto ela em quatro pedaços, descasco as cabeças de alho (nesse dia em particular testei essa técnica aqui e vou dizer que funcionou bem hein!).
Ponho no liquidificador o azeite primeiro (para ajudar a bater) depois a cebola, os dentes de alho e o sal.

Bato tudo até que vire um purê. Se vejo que o liquidificador não está triturando tudo como deveria (não deixo pedaços no meu tempero) acrescento um pouco mais de azeite para ajudar....

Depois de pronto coloco em vidro esterilizados e mantenho na geladeira.
Rendeu esse tanto aí: um vidro de 300 ml e outro de 150 ml quase cheio.

Como variação acrescento lemon pepper (fica MUITO bom!) salsinha (fica verde pastel...heheh), pimenta do reino, e por aí vai....

E vocês? Fazem esse temperinho com cara de vó em casa? Contem aí seus segredos!!

Beijos!

3 comentários:

  1. Eu já tentei fazer e colocar na geladeira, mas ele ficou verde, é isso mesmo, muda de cor?....Bjks...Gil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo Gil...ele dá uma esverdeada, a cor fica mais intensa. Mas não é pq estragou não! AMO esse tempero, sempre tem na minha geladeira....

      Bjksssss, Verônica

      Excluir
  2. Ola querida, gostei muito da sua receita, estou pesquisando sobre temperos caseiros, na verdade para vender, moro em Minas Gerais, mas gostei muito da receita achei simples e objetiva, vou fazer para mim primeiro, depois gostaria de começar a vender, vc sabe me dizer se eu fizer este temperinho, a validade dele é de quanto tempo? para eu poder colocar na etiqueta de validade? obrigada um abraço!!! Ana Paula

    ResponderExcluir