terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Desafio Calendário de Receitas - Mês 01 - Janeiro

Olá!

Esse ano estou pedindo por mudanças em alguns campos de minha vida, um em particular, que é o profissional.... me formo esse semestre e o que mais quero nesse momento é encontrar um emprego na área que me permita cuidar de minha casa e de meu marido. Vamos torcer e correr atrás né?!

Como quero muitas energias novas na minha vida, acho que devemos nos movimentar e fazer a nossa parte quando queremos coisas assim, e na medida do possível estou me impondo certos desafios, uns mais intensos e outros mais leves.

É na segunda categoria que esse post se encaixa! Um desafio leve, divertido, mas que ao mesmo tempo me estimule a me comprometer com as coisas e seguir em frente....

Vi esse calendário no Gordelícias (ADOOORO esse blog, as vezes tem coisas de deixar a gente babando no teclado do note!).
Pensei que seria interessante, já que comecei o blog em Janeiro, me propor a fazer todas as receitas, cada uma em seu respectivo mês! Assim experimento novos sabores com as receitas que não estou habituada a comer e experimento novas formas de fazer aquela comidinha que já fazemos do nosso jeito a muiiito tempo!

O mês de Janeiro traz uma receita de pão de queijo! Hmmmmmm

Tenho uma receita que adoro, essa daqui, que AMO de paixão, dá sempre certo e fica na textura que amo. Só que desafio é desafio e sendo assim achei que seria interessante tentar!



Ingredientes (Fiz meia receita):
3/4 de xícara de leite
3/4 de xícara de óleo
500 g de polvilho doce
4 ovos
3 xícaras de chá de queijo meia cura ralado grosso
Sal a gosto

O mode de preparo é aquela em que se faz necessário escaldar o polvilho. Morria de medo (ou preguiça) desse processo mas no final das contas ele se mostrou bem prático!

Primeiro leve ao fogo o óleo e o leite até levantar fervura;

Despeje o líquido todo de uma vez numa tigela com o polvilho;


 Mexa com uma colher para encorporar todo o líquido no polvilho;

 Adicione o sal;

 Com cuidado, para não se queimar, comece a misturar a massa com as mãos;

A textura deverá ser algo parecido com isso (?); alguma coisa entre massa podre e massa folhada...

 Deixe esfriar para seguir para o próximo passo;

 Depois de frio adicione os ovos, um a uma, e incorpore-os à massa;

 Por último adicione o queijo;

 A textura da massa pronta é assim bem elástica, nas instruções diz para enrolar com as mãos envoltas em óleo (para ajudar mais um pouco deixei o bowl uns 10 minutinhos na geladeira);

 Com mais ou menos essa quantidade de uma colher de sobremesa consegui 44 pães de queijo. Enrolei e coloquei no forno pré-aquecido a 200° por 27 minutos (poderia ter sido uns 23, já que alguns ficaram bem tostadinho, eu gosto assim pão de queijo bem moreninho, mas alguns ficaram meio secos. Se você gosta de pão de queijo branquinho fica de olho a partir dos 20 minutos ;)

Hmmmmmm. meu lanche de hoje!

Gostei da receita, valeu pela experiência que receava em testar (o escaldar do polvilho!) e por saber agora fazer esse tipo de pão de queijo, mais poroso, sem aquele puxa puxa de queijo por dentro. Gosto desse tipo de pão de queijo também, adoro todos, mas vou continuar com minha receitinha amada e super prática da Cami lá do Na minha Panela!

E aí? Quais desafios vocês assumiram para 2012?

Beijosss e até Fevereiro!

3 comentários:

  1. To torcendo por você! Tem que pensar positivo :)Vou tomar nota dessa receita parece muito bom! o unico pão de queijo que eu faço é o que compro, aquele que bem no pacote :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI vê! Parei de comprar pão de queijo congelado e esses de pacote pré-pronto depois que conheci essa receita que linkei no post. O site é Na minha panela, a receita de pão de queijo da Cami é MUITO fácil de fazer. Vc nunca mais vai comprar pão de queijo, é melhor do que essa que eu postei! Experimenta.

      Bjooo

      Excluir
  2. Olá Dona Veroquita! Estou torcendo por você e acredite que irá conseguir... eu, por exemplo, tive que interromper novamente a faculdade e o trabalho ... sempre quis trabalhar fora e sempre foi assim desde o início da minha adolescência, só que AMO cuidar da minha família, da minha casa, do meio jeito... Bem, parei por questões de saúde e não tem jeito, tenho que retomar a minha vida. Esse é o meu desafio, conciliar vida profissional, vida pessoal, vida conjugal e quem sabe daqui um tempo (depois que me formar) vida de mãe...rsrsrs... Estava procurando uma receita de pão de queijo, pois há tempos não vinha pra cozinha (que AMO)e como você também tenho "medo" do processo de escaldar... então mãos à massa!
    Hoje terei pão de queijo pro lanche e como estou adotando uma alimentação melhor, vou voltar a fazer o mesmo em casa e congelar (pois fica muito melhor do que os do mercado).
    Boa Sorte para você!
    Beijos Isis
    www.movimentoserfeliz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir